Auditoria de comunicação

Auditoria de comunicação

Ao elaborar um diagnóstico de marketing deverá analisar com algum grau de detalhe e profundidade todas variáveis externas e internas associadas à comunicação da sua marca, caso das seguintes:

  • Caracterização da empresa/organização – Analise a história, a missão, os valores, os parceiros estratégicos, a visão geral do negócio, a estrutura organizacional e os processos internos e os cenários para o futuro;
  • Mercado – Saiba qual é a dimensão do mercado atual e potencial, a sua estrutura de segmentação e as perspectivas futuras de evolução;
  • Clientes – Identifique quem são os seus clientes mais valiosos e qual o seu perfil, conheça os seus hábitos e motivações de comportamento;
  • Concorrência – Veja quais são os seus maiores competidores dentro e fora da indústria, compare os vários tipos de posicionamento e reveja as suas ações de comunicação passadas;
  • Produtos/Serviços – Caracterize a sua linha de produtos/serviços, saiba qual é o papel de cada um para os resultados da empresa, nomeie as inovações importantes, compare a sua política de preços face à concorrência e descubra quais são as suas vantagens comparativas em termos da oferta de valor;
  • Distribuição – Identifique e caracterize os vários canais de distribuição, veja qual é a sua importância relativa para a faturação da empresa bem como o seu nível de eficácia;
  • Vendas – Analise os objectivos, as previsões, os meios humanos e financeiros de que dispõe e quais os mecanismos de avaliação da sua força de vendas;
  • Publicidade – Reflita sobre o historial das campanhas, os resultados obtidos, as promessas que foram feitas aos consumidores finais, os objectivos e os resultados esperados;
  • Promoção de Vendas – Faça um historial das ações realizadas, dos resultados obtidos e do nível de eficácia dos vários tipos de promoções e da sua relação com os outros instrumentos de comunicação;
  • Relações Públicas – Avalie o historial das ações realizadas, os objectivos e os resultados obtidos;
  • Outras formas de comunicação – Identifique quais foram os que tiveram maior impacte para os resultados e a notoriedade da sua marca.