De acordo com uma gestão equilibrada do programa, as aulas decorrerão de acordo com as seguintes vertentes:
– Exposição do conteúdo do programa pelo docente; e,
– Apresentação e debate de trabalhos realizados pelos alunos.
Para tal, o docente procurará desenvolver um envolvimento ativo com os alunos através da leitura de textos de referência, recorrendo ao trabalho individual e a recursos tecnológicos por forma a consolidar o conhecimento. Relativamente ao ritmo das aulas, será premiada a participação e a assiduidade dos alunos nas aulas tendo em vista a discussão e aprendizagem de todas as matérias da unidade curricular.
According to a balanced management of the program, the classes will be conducted according to the following aspects:
– Presentation of the content of the program by the teacher; and,
– Presentation and discussion of work done by students.
To do this, the teacher will seek to develop an active involvement with the students through the reading of reference texts, using individual work and technological resources in order to consolidate knowledge. Regarding the rhythm of the classes, the participation and attendance of the students in the classes will be rewarded with a view to the discussion and learning of all the subjects of the course.
Metodologia de avaliação
De acordo o regulamento pedagógico da UTAD, os alunos devem estar inscritos nos Serviços Académicos e no SIDE para que possam ser contemplados na avaliação das unidades curriculares, bem como para aceder aos conteúdos das aulas disponibilizados pelo docente durante o semestre.
Relativamente aos modos de avaliação, os alunos têm duas possibilidades:
1) Avaliação contínua ou periódica: realização de uma prova escrita de avaliação individual; desenvolvimento de um plano de comunicação na plataforma eletrónica da unidade curricular e participação e assiduidade do aluno às aulas.
2) Avaliação final: realização de uma prova escrita, através do calendário definido pelas estruturas pedagógicas.
According to the UTAD pedagogical regulations, students must be enrolled in the Academic Services and SIDE so that they can be included in the evaluation of the courses, as well as to access the contents of the classes provided by the teacher during the semester.
Regarding modes of assessment, students have two possibilities:
1) Continuous or periodic evaluation: performance of a written test of individual evaluation; development of a communication plan in the electronic platform of the curricular unit and participation and attendance of the student to classes.
2) Final evaluation: a written test, through the schedule defined by the pedagogical structures.