Estratégia criativa e orçamentação

Estratégia criativa

Subjacente ao contexto situacional, aos objetivos e aos alvos publicitários, a formulação da estratégia criativa, no âmbito da elaboração do plano de marketing e de comunicação, pretende determinar as orientações gerais da criatividade a aplicar à execução das mensagens publicitárias. Entre outras, existem as seguintes razões para que o plano de comunicação tipifique as orientações da estratégia criativa:

  • implica a realização de um processo de análise/reflexão/pesquisa das melhores alternativas;
  • facilita o processo de interligação com as agências de comunicação;
  • facilita a existência de coerência entre todas as componentes do plano de comunicação;
  • auxilia o processo de delação quando existem várias propostas de execução;
  • possibilita aferir e controlar a conformidade entre as ações pretendidas e a forma como as mensagens foram descodificados pelos receptores.

Orçamentação

Existe uma série de métodos que ajudam a estabelecer qual deveria ser o investimento global em comunicação, desde a análise do investimento da concorrência até à utilização de uma percentagem sobre as vendas ou à mera atualização do orçamento do ano anterior. Para orçamentar corretamente uma estratégia de comunicação é importante levar em conta, não só os custos dos suportes (por exemplo: o custo de inserção dos anúncios televisivos ou na imprensa), mas também os custos de produção e administrativos que, por vezes, são extremamente elevados.