Objectivos da comunicação
Antes de escolhermos o caminho a seguir é obviamente essencial saber para onde queremos ir. Os objectivos de comunicação visam dar resposta a essa necessidade. Eles devem ser coerentes com a estratégia geral da empresa; compreendidos e aceites por todos os que têm a missão de os executar e servirem como indicadores do seu nível de desempenho. Por outro lado, os objectivos devem ser quantificados e conter prazos concretos para a sua execução. E, por último, têm de ser claros e precisos, mensuráveis e difíceis (embora não impossíveis) de atingir. Eis algumas das categorias de objectivos de comunicação mais frequentes:
- Incrementar as vendas (em termos de volume, de rentabilidade ou de quota de mercado).
- Aumentar a notoriedade e o reconhecimento da marca
- Informar o mercado sobre alguma novidade
- Promover a experimentação de um produto ou serviço
- Dar a conhecer a empresa, o produto ou serviço
- Demonstrar as suas vantagens face à concorrência
- Conquistar novos clientes
- Fidelizar a atual base de clientes
- Aumentar o valor percebido, satisfação e fidelidade dos clientes
- Escoar produtos em stock por causa da sazonalidade, validade ou renovação das existências.